sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tipos de Facas.

Olááááá,
As facas serão praticamente uma extensão da sua mão na cozinha, um dos primeiros passos para se tornar um profissional é ter sua pequena coleção de facas de qualidade. São ferramentas de trabalho, assim como o pintor usa o pincel e a tinta ou o desenhista seus lápis e pastéis. As facas nos permitirá executar nosso trabalho de forma segura e eficiente. É importante que se tenha um cuidado especial com suas facas, pois apesar de fortes, se não forem bem cuidadas elas podem apresentar defeitos.
Vamos á elas então?


1 - Faca do chef: É usada para a maior parte das tarefas, como picar e fatiar. Sua lâmina varia entre oito e doze polegadas.



2 - Faca de lugumes: Faca curta, usada para cortar e aparar frutas ou outros vegetais, sua lâmina varia entre dois e quatro polegadas.

3 - Faca de desossar: Usada para separar a carne do ossp, a lâmina é mais fina e curta que a de uma faca do chef, é rígida e tem cerca de seia polegadas.

4- Faca trinchante: É utilizada geralmente, parafatiar cane cozida 
podendo ser usada também para alimentos como salmão defumado. Sua lâmina é longa, com uma ponta arredondada ou aguçada, podendo ser flexível, rígida ou acanelada.

5 - Cutelo: Usado para picar. Seu peso é apropriado para quebrar ossos. Sua lâmina é retangular e varia de tamanho.

6 - Faca tourné: Esta faca é curta e semelhante à faca de legumes, porém tem a lâmina curva para facilitar o corte de superfícies curvas de vegetais.




Espero que gostem e que tenha sido esclarecedor.
Beijos e até mais.





Fonte : Chef profissional - Instituto Americano de Culinária. 4º edição revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário